Estação de Tratamento de água
Na ETA é realizado o tratamento de água, através de processos físico-químicos e de esterilização bacteriológica, eliminando todas as formas de organismos patogênicos que possivelmente possam estar presentes no ambiente natural, no qual a água encontra-se armazenada (represas) ou onde a água também é fornecida (rios).
1
2-PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO.
As Etas têm a finalidade de fornecer água em condições tais obedeça aos parâmetros definidos pelos padrões de portabilidade para o consumo humano atendendo as condições mínimas exigidas de higiene, estética e microrganismo. A portaria n°518/04 do ministério da saúde é a encarregada definir os parâmetros de portabilidade da água para o abastecimento publico de água no Brasil, a qual entrou em vigor em Março de 2005.
Um dos aspectos mais importantes no desenho de uma estação de tratamento de água são a característica do manancial as quais influem na escolha da tecnologia a ser usado no tratamento, nas dosagens dos produtos químicos entre outros, os quais dão origem a produção de resíduos de diferentes características.
A maioria das ETAS no Brasil que tratam de água de mananciais superficiais utiliza o tratamento convencional, com aplicação de cloro, o qual pode ser complementado com outras técnicas em mananciais onde o qual a qualidade das águas o exijam.
As estações de tratamento de água (ETAS), que utilizam o tratamento completo ou convencional utilizam os seguintes processos.
→ Coagulação: Processo unitário que consiste na formação de coágulos, através da reação do coagulante, promovendo um estado equilíbrio eletrostaticamente instável das partículas no seio da massa liquida. Os coagulantes mais usados no processo de coagulação são os sais de alumínio ou ferro, como o sulfato de alumínio, cloreto férrico, sulfato ferroso e vários outros e também utilizam produtos auxiliares