Demolicao
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
GESTÃO DE RESIDUOS PROVENIENTES DE SERVIÇOS DE DEMOLIÇÃO
CURSO: Engenharia Civil
Gabriel Luiz Gurgel, Gleisson Gomes Pessoa Machado, Isadora de Almeida Fernandes, Nathália Athayde Dias e Thalys Michel Figueiredo.•.
Professor Orientador: Christopher Augusto Campos
Professores Co-Orientadores: Álida Ferreira, Bruna Amim Goncalves, Ronald Bueri e Warley Leal de Souza.
1. Introdução
A construção civil é, certamente, a maior consumidora de recursos naturais de qualquer economia (JOHN, V.M, 2000). Com o avanço da verticalização dos grandes centros urbanos, a quantidade de resíduos sólidos aumentou proporcionalmente, em razão da falta de políticas adequadas, boa parte destes resíduos é disposta irregularmente, impedindo ruas e obstruindo córregos( ANGULO, S.C; JOHN, V.M, 2002).
A reciclagem do entulho da construção civil tem vantagens econômicas, sociais e ambientais. Permite economia na aquisição de matéria prima, evitando o consumo elevado de agregados naturais, devido a substituição dos materiais naturais pelo entulho beneficiado. Com isso obtém-se a diminuição da degradação ambiental gerada pelo acúmulo de entulho em locais inadequados (Naime,2010).
Em função dos problemas causados devido ao despejo irregular dessesresiduos, o objetivo deste trabalhoé avaliar a gestao de residuos provenientes de demolicao com o intuito de propor melhorias que contribua nao so aos geradorescomo tambem a todos os agentes envolvidos no processo.
.
2. Referencial Teórico (pesquisa bibliográfica do tema )
A demolição ou desconstrução nada mais é que um processo utilizado na construção civil que visa à derrubada controlada de uma construção (casas, prédios, galpões, etc.) para a construção de novas edificações, desconstrução de prédios com a estrutura comprometida, recuperação do espaço urbano, dentre outras. Existem inúmeras formas de realizar uma desconstrução, tais como: