Demolição
DEMOLIÇÃO
Demolição é o ato de se destruir de forma deliberada alguma construção a fim de dar outro destino ao espaço antes ocupado por ela.
A demolição, para ser realizada, deve seguir normas técnicas e de segurança a fim de evitar ocorrência de fatos indesejados, como prejuízos ao patrimônio, à saude ou à vida das pessoas que nela trabalham ou venham a ter contato.
IMPORTANTE:
O Licenciamento de Demolição e Tráfego de Entulho são documentos obrigatórios exigidos pelo Município, que devem estar disponíveis e de posse do Proprietário/Construtor ao início de uma obra.
Até mesmo para a retirada de uma janela, porta, telhado, é necessário ter a posse dessa documentação.
Após a demolição total, o próximo passo é solicitar a emissão da CERTIDÃO DE DEMOLIÇÃO.
Os processos de demolição mais utilizados :
- Manual - quando se utilizam ferramentas manuais (picaretas, pás, maças, etc) ou máquinas portáteis, tais como martelo - percussor;
- Mecanizada - quando são totalmente efectuados por máquinas não portáteis;
- Por Expansão – quando utilizam uma fonte de energia (explosivos) que desintegram os elementos da construção designada por “impulsão”Explosivos (implosão ou explosão).
3.4. Condições de Segurança
As proteções dividem-se em três aspectos principais:
- a que se refere a segurança do pessoal envolvido nos trabalhos;
- a que se refere a segurança do público;
- a que se refere a protecção da(s) propriedade(s) que possa vir a ser afetada pelos trabalhos de demolição.
PROTEÇÃO DOS TRABALHADORES
Deverão estar à disposição dos trabalhadores capacetes de protecção, macacão, óculos de proteção, luvas e botas. A proteção necessária e fornecida aos trabalhadores envolvidos em operação de demolição que contenham amianto deve ser no mínimo, macacão descartável com capuz, luvas (luva de raspa de couro,) e respirador (tipo P3), não podendo ser do tipo descartavel. Caso o macacão não seja descartavel,