Relatório do Experimento de Millikan
Universidade Federal de Goiás
Instituto de Física
Curso de Licenciatura em Física
Orientador acadêmico: Vilcones M. de Sousa
Professora formadora: Michelle Paiva
Aluna: Cássia da Silva soares
Experimento de Millikan:
Determinação da Carga Elétrica Elementar
Goianesia-Go09/03/2014
Objetivo
O objetivo do experimento de Millikan é medir o valor da carga elétrica elementar, através do estudo do movimento de gotas de óleo eletrificadas sob ação de um campo elétrico. Observar as forças envolvidas que são: força peso, força devido a empuxo do ar sobre a gota de óleo, força de atrito viscoso dada pela Lei de Stokes e a força elétrica.
Introdução
A realização deste experimento é conceitualmente simples, no entanto, os experimentos efetuados por Millikan e Flechter provocaram um grande impacto sobre os conceitos que até então vigoravam em física atômica, rendendo assim o prêmio Nobel a Millikan em 1923.
Em seu experimento, Millikan borrifou minúsculas gotículas de óleo, no interior de uma câmara, entre duas placas eletricamente carregadas -ou seja, no interior de um campo elétrico. Quando este era intenso, alguma das gotículas moviam-se para cima, o que indicava que elas possuíam uma carga negativa muito pequena. Millikan, então, ajustava o valor do campo elétrico, de modo que essas gotículas ficassem flutuando imóveis.
Movimento ascendente sob o campo elétrico do capacitor com velocidade v subida –Movimento descendente sob o campo elétrico do capacitor com velocidade v descida.
Devido às dimensões das partículas em relação à distância entre as placas (d) e ao fato de que, quando a velocidade de deslocamento aumenta, a força de atrito viscoso também aumenta, pode-se dizer que as gotas atingem as velocidades limites nesses casos, ou seja, a força resultante é nula e o movimento é realizado à velocidade constante.
Ele sabia que a gravidade, atuando para baixo, estava sendo cancelada pela força elétrica que atuava em