demolição
(casas, prédios, galpões, etc...) para a construção de novas edificações
DEMOLIÇÃO
Formas de realizar uma demolição
através de equipamentos mecânicos, através de processos térmicos, explosivos (implosão ou explosão), por abrasão processos eletroquímicos.
Uma grande preocupação do processo de demolição é a segurança pois na maioria das vezes a demolição é feita de forma aleatória e sem planejamento algum. A quantidade de resíduos sólidos resultantes do processo podem ocasionar grandes transtornos para a população e meio ambiente.
Riscos mais comuns na demolição :
Soterramentos;
Danos causados as edificações vizinhas;
Queda de pessoas;
Queda de objetos;
Poluição do ar por causa de poeira;
Acidentes no momento de mover os entulhos. Métodos para realizar uma demolição bem sucedida:
Antes de se iniciar a demolição, as redes de fornecimento de energia elétrica, água, líquidos inflamáveis, gasosos inflamáveis, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor NR 18.5.1.
Essas medidas nem sempre são simples, mas, são necessárias para garantir a segurança do procedimento. Mantenha o local sinalizado, e não aceite pessoas estranhas ao serviço antes, durante e depois de ter ocorrido à demolição. Pessoas desavisadas são um perigo nesse tipo de trabalho. Lembre-se se verificar a distância das edificações vizinhas para garantir-lhes a integridade e estabilidade física, NR 18.5.2. Se necessário elaborar laudo técnico.
A demolição deve ser executada sob a direção de um profissional legalmente habilitado, NR
18.5.3.
Os trabalhadores devem ser orientados sobre o risco da atividade.
Os objetos com muito