Resenha do documentário " O povo brasileiro" de Darcy Ribeiro
Disciplina: Humanidade e Transcendência
Maria Guedes da Costa Pinheiro
Turma: ME2
Relatório sobre o documentário “O povo brasileiro” de Darcy Ribeiro
Matriz Tupi
A comunidade indígena, que já existia antes do Brasil ser “descoberto”, vivia com a finalidade de gozar a vida, aproveita-la. Esses povos costumavam ser classificados de acordo com sua língua e contabilizavam, na época do descobrimento, entre um e oito milhões de pessoas. Esses índios existiram por séculos, conhecendo cada animal da nossa fauna e plantas de nossa flora, sabiam para que cada um servia e se utilizavam delas, viveram milhares de anos em comunhão com a natureza. Eles não formavam um nação, mas uma variedade de povos tribais, que viviam dentro de suas aldeias, unidade social distinta das outras e autossuficiente. O índio é autossuficiente, eles sabe fazer todo que irá precisar ao longo de sua vida.
Matriz Lusa
Os portugueses viviam em uma economia agropastoril, após a invasão dos fenícios, gregos, cartagineses e romanos eles conheceram a metalurgia do ferro; a escrita; o conceito de cidade; o comércio e a navegação. Com a invasão árabe, os lusitanos aprenderam os algaritimos que utilizamos atualmente e adotaram várias características culturais dos mesmo, as quais podemos perceber até hoje como o mercantilismo, os azulejos, o gosto pelo açúcar, entre outras coisas. A nação portuguesa foi se formando a partir de duas grandes ações: expulsão dos mouros e de combate aos castelhanos. Com a ajuda de conhecimentos árabes e japoneses, os corajosos portugueses conseguiram montar navios com os quais poderiam enfrentar o atlântico para chegar ao Brasil.
Matriz Africana
A África é o berço da humanidade, abriga culturas, sociedades e línguas muito variadas, nunca foi um continente homogêneo. Os negros atravessaram o atlântico para chegar ao Brasil e se tornaram a massa substancial da força trabalhadora brasileira. Por isso, a cultura do nosso país