O Povo Brasileiro - Resenha do documentário baseado na Obra de Darcy Ribeiro
O documentário usado como base desse trabalho é uma representação audiovisual da obra literária O Povo Brasileiro, do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro. O vídeo é narrado por diversas pessoas que podem ser consideradas importantes no cenário cultural, como Gilberto Gil e Chico Buarque de Holanda por exemplo, além do próprio antropólogo escritor e pesquisador do conteúdo apresentado.
O documentário é dividido em dez (10) partes, contando cada uma parte da história dos brasileiros e de como se desenvolveu o povo brasileiro no geral, dividindo-o em cinco (5) Brasis, chamados de Brasil Crioulo (Costa do Nordeste), Brasil Sertanejo (Sertão do Nordeste), Brasil Caipira (Sudeste e Centro oeste), Brasil Sulino (Sul) e Brasil Caboclo (Norte), mostrando as origens do desenvolvimento antropológico de nossa nação e abordando o processo que nos levou a sermos tão diferentes, misturados e originais.
2. As origens: Dos Indígenas aos Europeus e Africanos
As primeiras partes do video, falam sobre as origens dos povos que foram moldando a nossa sociedade, cultura e aparência. É apresentado um pouco sobre a vida anterior à “descoberta brasileira” dos povos nativos da região, dos portugueses, dos africanos trazidos como escravos, e dos imigrantes vindos de várias outras partes da Europa, como italianos e alemães.
2.1. Os reais descobridores
É explicado de inicio, que a região já havia sido mencionada por navegadores europeus por volta do ano mil (1000), como a Ilha Brasil, desmistificando a história de que o nome tenha sido dado após a “descoberta oficial” por conta do Pau-brasil. Porém, a milhares de anos, o novo mundo dos espanhóis e portugueses, já era habitado por várias tripos indígenas, com organizações sociais e culturais ricas e diversificadas, muito diferentes dos modos de vida conhecidos pelo homem do outro lado do oceano. Os índios dominavam a natureza, os animais e as plantas, não eram presos a costumes industriais, logo produziam