Propagação de Calor
Propagação de Calor
Colégio Luiza Cora
Olinda, 02 de dezembro de 2014
Alunos: Ana Carolina Souza, Cássio Lucena, Douglas Lucas, Maria Eduarda Freitas, Rhayssele Cristiane
Professores: Rafael Martins e Rodrigo Borges
Série: 2ª Série do Ensino Médio
Turma: C
Conceito de Acordo com Sites e Livros:
Condução: é o processo de transmissão de calor feita de partícula para partícula sem que haja transporte de matéria de uma região para outra. O processo de transmissão de calor ocorre principalmente nos sólidos e em especial nos metais, pois estes são bons condutores de calor. Em geral, um bom condutor de eletricidade também é um bom condutor de calor.
Fluxo de calor: o fluxo de calor mede a potência térmica do meio no qual o calor se propaga. Se os dois extremos de um corpo forem mantidos às temperaturas diferentes haverá fluxo de calor no interior do corpo que pode ser calculado através da equação de Fourier:
a) a condutividade térmica (K) é uma constante de cada substância e, quanto maior seu valor, melhor condutora de calor ela será.
b) Durante o regime estacionário de calor, cada ponto da barra, ao longo de seu comprimento L, apresenta uma temperatura diferente, que diminui gradativamente da maior para menor temperatura.
Convecção: A convecção é o processo de transmissão de calor feita por meio do transporte da matéria de uma região para outra. A convecção é o processo que só pode ocorrer nos fluidos, pois nos sólidos as partículas não podem ser arrastadas. Todo resfriamento deve ser feito por cima do ambiente, como, por exemplo, no congelador da geladeira e ar condicionado.
Irradiação: Consiste na transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas. Ocorre tanto no vácuo quanto em certos meios materiais como, por exemplo, no ar. Esta é a única forma de transmissão de calor que pode ocorrer no vácuo. A energia térmica que o nosso planeta recebe do sol se propaga exclusivamente por irradiação. A