Principais acontecimentos que influenciaram no crescimento da economia brasileira ao longo do século xx
Primeira mente diferenciando o termo crescimento econômico e desenvolvimento econômico, o professor Antonio Amorim diz em seu blog sobre economia:
O crescimento econômico está ligado a indicadores como inflação, crescimento do PIB, crescimento da produção industrial e o desenvolvimento econômico relaciona-se com os indicadores sociais como crescimento ou diminuição da pobreza, aumento é queda da renda do trabalhador, distribuição de renda.
Entende se então pela citação acima que um país que apresenta aumento do número de oferta de emprego mas reduz o poder aquisitivo do trabalhador “poder de compra” pode-se dizer que este país teve crescimento econômico que não foi acompanhado por desenvolvimento econômico.
O crescimento econômico no século xx no Brasil foi bem instável com bastante oscilações, porque foi um período de guerras, planos econômicos, trocas de moedas e crises. No gráfico abaixo retirado dos dados do IBGE de 1990 podemos ver os principais acontecimentos que influenciaram no declínio ou no crescimento da economia brasileira.
O gráfico separa por taxas anuais onde mostra as taxas em porcentagem, as oscilações do crescimento econômico para positivo ou negativo, que tem como sequencia a primeira guerra mundial, crise de 30, segunda guerra mundial, plano de metas, crise de 60, milagre econômico brasileiro, segundo plano nacional de desenvolvimento, crise da divida Collor e por ultimo o plano real.
De 1900 – 1930 as taxas foram elevadas mais instáveis de crescimento.
1930 – 1945 Teve um crescimento mais lento e mais instável, pelo motivo da grande crise internacional o Brasil chegou a ter crescimento maior que o Estados Unidos.
1945 – 1980 Nesse período houve um grande crescimento econômico, com diminuição na instabilidade que estava presente nos anos passados, mais ela volta aparecer no fim desse período.
1980 – 2000 O