Concreto
COLEGIADO DE ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
CONCRETO: LANÇAMENTO, ADENSAMENTO E CURA DO CONCRETO.
Vitória da Conquista- BA
Maio de 2014.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
COLEGIADO DE ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
CONCRETO: LANÇAMENTO, ADENSAMENTO E CURA DO CONCRETO.
Vitória da Conquista- BA
Maio de 2014.
1- INTRODUÇÃO
O concreto é um dos materiais da construção mais utilizados em nosso país. A busca constante da qualidade, a necessidade da redução de custos e a racionalização dos canteiros de obras, fazem com que o concreto dosado em central, seja cada vez mais utilizado.
Na execução de estruturas de concreto armado, em suas diversas etapas, deve haver um controle de qualidade a fim de se obter um produto dentro dos padrões recomendados pelas normas regulamentadoras. O concreto auto-adensável (CAA) foi desenvolvido em meados dos anos 80 na Universidade de Tóquio, com o objetivo de resolver problemas de concretagem em estruturas com formas complexas e com altas taxas de armadura e de falta de mão-de-obra especializada. Considerado um dos maiores avanços na tecnologia de concreto, o CAA vem ganhando cada vez mais espaço em obras por todo o mundo, graças a pesquisas que desde então vêm sendo desenvolvidas e a aplicações bem sucedidas.
O uso do calcário se mostrou eficiente para ganhos de resistência nas primeiras idades, já que este tipo de fino ajuda a aceleração da hidratação do C3S. Já o uso de escória de alto forno gerou um ganho de resistência mais lento nas primeiras idades, levando a resistências à compressão nas idades de 1 e 7 dias menores que as do concreto de referência.
A resistência à compressão de corpos-de-prova curados ao ar foi menor do que a dos curados em água, sendo a redução maior nos concretos de maior resistência. 2- CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES