gerencia de pessoal
1 – INTRODUÇÃO
As duas principais áreas de inferências estatísticas são: estimação de parâmetros populacionais e testes de hipóteses estatísticas. O objetivo do teste de hipótese é desenvolver métodos gerais para testar hipóteses, aplicando tais métodos há alguns problemas comuns. Em geral, é feita uma determinada afirmação sobre uma população, usualmente sobre um parâmetro desta, e desejamos saber se os resultados de uma amostra contrariam ou não tal afirmação. Desta forma, a finalidade do teste estatístico de hipótese é fornecer ferramentas que nos permitam validar ou rejeitar uma hipótese através dos resultados amostrais.
2 – HIPÓTESE ESTATÍSTICA
É uma suposição referente ao valor de um parâmetro populacional que será verificada por um teste paramétrico, ou mesmo uma afirmação quanto a natureza de uma população que pode ser verificada por meio de um teste de aderência. Exemplos de hipóteses estatísticas:
1. A média populacional da altura dos é de 1,66 metros, isto é, μ = 1,66;
2. A proporção de brasileiros ativos empregados é de 65%, ou seja, p = 0,65;
3. A distribuição dos pesos dos alunos da UFRRJ é normal, ou seja, X ~ N (μ;σ2);
2.1 – Hipótese de nulidade (H0)
É a hipótese a ser testada, também chamada de hipótese básica ou nula. Os testes são construídos sobre a suposição de que H0 seja verdadeiro. O teste de hipótese consiste em verificar se determinado valor estimado, a partir de uma amostra representativa da população, difere significativamente do seu resultado esperado sob H0. Exemplos:
1. Um fabricante informa que a tensão média de ruptura de cabos é de 50 Kgf. H0: μ = 50;
2. A informação de um fabricante, quanto à durabilidade média de suas lâmpadas é de 6.000 horas. H0: μ = 6.000;
3. Duas marcas de eletrodomésticos propiciam garantia média similar. H0: μ1 = μ2.
Para estes três exemplos, o raciocínio é que, enquanto não houver evidências amostrais sugerindo que tais informações não sejam ser