Administração de pessoal, gerência de recursos humanos e gestão estratégica na administração pública
Martha Bahia Palmeira
Introdução
Atualmente nas organizações as pessoas, com suas competências e talentos, são muito valorizadas como elementos de diferenciação estratégica, uma vez que tecnologia e mão-de-obra barata, não mais se revelam suficientes para promover uma posição competitiva por clientes e mercados. Este texto relata a importância da Gestão Estratégica, com enfoque nas organizações públicas, considerando as mudanças provenientes dos ambientes internos e externos e que influenciam a necessidade da organização em adotar uma gestão estratégica, como condição superior para a sua sobrevivência nos ambientes de turbulência que hoje existem. A fonte metodológica utilizada no presente trabalho foi a pesquisa documental, realizada através do levantamento de informações no material fornecido pelo curso, em livros, bem como a pesquisa virtual.
Administração Pública
As principais demandas de uma sociedade podem ser resumidas, de forma geral, a redução da pobreza, a melhoria da educação pública e o seu acesso a todos, aumentar os meios para a melhoria da economia e sua respectiva competitividade, gerando emprego e rendas, a exploração sustentável dos recursos naturais, desenvolver a cultura como essência que conforma o perfil de uma dada sociedade. Esse processo se faz com a aplicação de um planejamento estratégico que deve ter como foco, os meios pelos quais podem ser alcançados os objetivos traçados pelas políticas públicas governamentais, que os mais diversos segmentos assim o determinam.
Atualmente, a principal ferramenta usada para dar sustentabilidade ao procedimento operacional de uma instituição pública é a Gestão Estratégica, cuja responsabilidade cabe a alta administração e é compartilhada com os níveis de departamentos e gerências, buscando o envolvimento integrado de todos, para planejar, gerenciar, executar, acompanhar e corrigir os rumos,