Estabelecimento da configuração da carga unitizada
A altura da carga unitizada é importante para assegurar uma unitização cúbica eficiente. Tanto do espaço do armazém quanto aos meios de locomoção.
Um padrão de altura sobre a carga unitizada é um fator imprescindível para a firmeza do produto no deslocamento em transito. Entre tanto as alturas das cargas unitizadas não são padronizadas, a orientação é que as mais altas devem ser deslocadas para a parte frontal da carroceria e as menores para a parte posterior, assim a carga é melhor assegurada em caso de uma frenagem.
Existem dois tipos de padrões para o empilhamento nas cargas unitizada.
PADRÃO CRUZADO
Vantagens:
Ele tente a amarrar a carga pela sua forma de empilhamento, assim reduzindo a possibilidade de se soltar-se na parte superior.
Desvantagens:
Dependendo a carga, seu empilhamento é mais difícil de ser formado, assim reduzindo sua resistência vertical da pilha de um determinado produto.
Padrão por colunas:
Vantagens:
Permite que uma carga unitizada mais solida seja capaz de suportar forças verticais mais fortes do que o padrão cruzado. Pois as paredes verticais são alinhadas.
Desvantagens:
Esse padrão tem a tendência de se soltar-se na parte superior e não são tão estáveis quanto a carga cruzada, sendo assim as empilhadeiras tem que manobrar e diminuir a vlocidade de forma cadenciada.
Determinação do método de unitização:
São três métodos para a montagem.
- Manual
- Semi-automática
-Automática (Paletizadora)
Manual:
Consiste em um ou mais funcionários arrumando os itens no palete. semi-automático. Um funcionário recebe os itens de um transportador e os padroniza num dispositivo.
Automático:
Existe um paletizador, uma maquina que recebe caixas de papelão, sacos plásticos ou outros itens e os coloca em um palete.
Existem os despaletizadores: Equipamentos semelhantes ao paletizador mais com a função inversa. São utilizados em locais onde o fluxos de matérias são em grande