gerdau
Quando no período de 1980/83 a Gerdau da inicio a ao projeto de assistência técnica internacional com empresas japonesas ela já se enquadra na primeira era que diz respeito a Inspeção, em 84 pode ser enquadrada na era de controle estatístico do processo,.
A partir de 88 quando começa a trabalhar com a conscientização da qualidade total já começa a dar os primeiros passos em direção a era da garantia da qualidade, essa era fica mais difundida em 89, com a adoção formal do TQC ( controle da qualidade total).
Em 95 começamos a identificar indícios que a Gerdau buscava então inserir-se na gestão total da qualidade, uma vez que neste ano implementou o sistema de reconhecimento para grupos de trabalhos. Desde então a Gerdau vem cada vez mais buscando seu desenvolvimento, de maneira a acompanhar as mudanças de percepção da qualidade do cliente.
B.
Foco na obtenção de certificados, uma vez que estes certificados comprovam sua credibilidade e qualidade tanto do produto quanto do serviço prestado, não apenas visto pelo cliente mas também pelo colaborador.
2. Inspeção: tem como interesse a verificação, tem como qualidade um problema a ser resolvido, procura dar ênfase na uniformidade do produto, seu método utilizado é principalmente a inspeção. O papel dos funcionários inseridos nesta era está voltado a inspeção, classificação, contagem, avaliação e reparo. E o responsável pela qualidade do produto é o departamento de inspeção.
Controle estatístico do processo: Como o próprio nome diz seu principal interesse está voltado ao controle, assim como na era anterior a visão da qualidade ainda é um problema a ser resolvido, busca também a uniformidade do produto, entretanto com menos inspeção. Os métodos utilizados começaram a mudar, nesta era se da início a utilização de ferramentas e técnicas estatísticas. O pepal dos profissionais da qualidade está direcionado a solução de problemas e a aplicação de métodos estatísticos. E o responsável pela qualidade