gerdau
Análise econômico-financeira – Estudo de Caso, Gerdau S.A.
ARAGUAÍNA - TOCANTINS
2014
Análise econômico-financeira – Estudo de Caso, Gerdau S.A.
ARAGUAÍNA – TOCANTINS
2014
INTRODUÇÃO A Gerdau S.A. é uma sociedade anônima de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, capital, empresa holding integrante do Grupo Gerdau, dedicado, principalmente, à produção e à comercialização de produtos.
Atualmente o cenário mundial está passando por uma recuperação econômica devido à crise mundial que se iniciou no final de 2008, atingindo direta ou indiretamente diversos países e setores econômicos. O setor siderúrgico que é um setor estratégico responsável em geração de riqueza uma vez que outros setores demandam seus produtos, desde a construção civil até a indústria de alimentos.
Diante de tanta importância do setor siderúrgico o presente trabalho tem como objetivo analisar por meio de indicadores financeiros o desempenho da Gerdau, empresa do setor, a qual será analisada os seus demonstrativos de resultado exercício e balanço nos períodos de 2012 a 20113.
A justificativa para escolha da Gerdau foi por ela ser uma empresa consolidada no mercado mundial, uma vez que ela é líder na produção de aços longos nas Américas, uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo e a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço.
A empresa faz-se presente em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço.
No Brasil, a Gerdau possui operações em quase todos os Estados, que produzem aços longos comuns, especiais e planos. Seus produtos, comercializados nos cinco continentes, atendendo a setores como a construção civil, indústria e