gerdau
Estudo de caso Gerdau
Nome: Aline Aparecida Barboza Turma: ADM-B
QUESTÕES
1 – Faça uma analogia sucinta entre a estratégia militar e a estratégia de negócios, considerando a Gerdau. Defina empresa (tamanho, pontos fortes e fracos), concorrentes, campo de batalha (mercado e ambiente), estratégias funcionais que podem ser utilizadas como armas e objetivos da batalha.
A Estratégia militar baseia-se em conhecer o território do inimigo, conhecer seus pontos fortes e fracos e planejar o ataque. No mundo empresarial trata-se a concorrência como se fosse um inimigo, portanto, há a necessidade de se conhecer bem as oportunidades do mercado, analisando e conhecendo seus concorrentes, identificando seus pontos fortes e fracos para que o planejamento estratégico se torne mais consistente. Analisando a Gerdau, percebe-se que sua estratégia empresarial é pautada por monitoramento e conhecimento de seu mercado e acompanhando o surgimento de novos concorrentes, as fusões e aquisições da concorrência, o lançamento de novos produtos, a reputação da Gerdau junto aos seus diversos públicos de interesse e as necessidades de investimentos futuros.
A Gerdau é uma empresa de grande porte, com Possui mais de 40 mil colaboradores e presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque, Toronto e Lima.
Como ponto forte é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui uma sólida estrutura de governança corporativa voltada para alcançar níveis crescentes de eficiência nos negócios e gerar valor aos acionistas. Esta