Resumo sobre as trimestrais climatológicas em 1990
Resumo sobre as trimestrais climatológicas de 1961 a 1990.
Itacoatiara - AM
2014
Francisco da Cunha Araújo
Resumo sobre as trimestrais climatológicas de 1961 a 1990.
Trabalho acadêmico apresentado como avaliação do componente curricular da disciplina: Climatologia e Meteorologia do curso Tecnologia em Produção Pesqueira, na Universidade do Estado do Amazonas.
Orientador: Profº MSc. Adry Tindade
Itacoatiara – AM
2014
Introdução
O termo mudança do clima, mudança climática ou alteração climática refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo.
Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas. Tais variações podem alterar as características climáticas de uma maneira a alterar sua classificação didática. Os tipos de classificação para as regiões climáticas são: Classificação do clima de Köppen, Classificação do clima de Thornthwaite e Classificação do clima de Martonne.
Podem estar em causa mudanças no estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos. Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na atividade solar) ou, mais recentemente, pelo resultado da atividade humana.
Portanto, entende-se que a mudança climática pode ser tanto um efeito de processos naturais ou decorrentes da ação humana e por isso deve-se ter em mente que tipo de mudança climática se está referindo. O Texto seguinte demonstra as trimestrais climatológicas entre os anos de 1961 a 1990, abordando as variações existentes em cada região do Brasil.
1. Trimestrais de JFM (Janeiro, Fevereiro e Março).
Neste trimestre, as chuvas são frequentes em praticamente todo o País, com exceção do nordeste de Roraima e do leste