Geologia "Eras"
5 de Novembro de 2012 Trabalho elaborado por:
Jorge Candeias nº11; Nuno Tavares nº 14
Índice
Introdução
Neste trabalho de Geologia vamos falar sobre dois períodos da Escala do Tempo Geológico que são eles o período Ordovício e o período Silúrico da Era Paleozóica do Éon Fanerozóico.
A Escala do Tempo Geológico ou Escala Estratigráfica baseia-se na seriação, em termos cronológicos, dos acontecimentos que marcam a história da Terra, desde a sua formação (4,6 G.a.) até aos tempos actuais. A escala do tempo geológico é o calendário da história geológica da Terra.
A escala do tempo foi construída com base na datação absoluta e na datação relativa das rochas. O tempo geológico está relacionado com os grandes acontecimentos da história da terra, desde a sua origem até a atualidade.
Cada intervalo de tempo nesta escala está relacionado com um conjunto correspondente de rochas, fosseis e acontecimentos geológicos. A escala esta dividida em etapas designadas por Éones, que foram divididos em Eras por sua vez divididas em períodos e estas também divididas em Épocas.
O período Ordovício da era Paleozóica do éon Fanerozóico é o período que está compreendido entre 488,300 milhões anos (quando começou) e 443,700 milhões anos atrás (quando terminou), aproximadamente.
O período Silúrico da era Paleozóica do éon Fanerozóico que está compreendido entre 443,700 milhões de anos (quando começou) e 416 milhões de anos atrás (quando terminou), aproximadamente.
Período Ordovícico
A proposta deste período resultou da polémica mantida por Sedgwich e Murchison (criador do período Silúrico) acerca dos terrenos que um incluía no Câmbrio e o outro no Silúrico
Na escala de tempo geológico, o Ordoviciano ou Ordovícico é o período da era Paleozoica do Éon Fanerozoico que está compreendido entre 488,300 milhões anos (quando começou) e 443,700