A História das Coisas
Os pontos abordados pela autora Annie Leonard neste pequeno documentário educativo, remetem ao modo de vida contemporâneo e capitalista.
A autora relata as etapas da economia de materiais: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo. No entanto, ela as define como um sistema linear, onde se torna impossível de gerir em um planeta finito, tratando-se de um sistema complexo e em crise. Estas etapas interagem com a economia, cultura, sociedade e ambiente (nossa vida real). Este vídeo nos faz pensar em como colaboramos diariamente para a destruição do nosso planeta e em como a sociedade tem se comportado com este processo.
Estamos sendo manipulados a consumir desenfreadamente trazendo consequências graves à nossa cultura, sociedade e meio ambiente. Ao passo que somos educados para sermos competitivos e consumistas, são escondidos de nossos olhos os interesses pelo lucro, poder e competitividade das corporações. À medida que as corporações foram crescendo em tamanho e em poder, o Governo se comporta como se estivesse mais preocupado com o bem estar deles que com o nosso.
A exploração dos recursos naturais tem sido demasiada, para sustentar o modo de vida que levamos. E de acordo com o Governo e as grandes corporações, as pessoas não são donas destes recursos. Neste sistema quem não compra e não possui muitas coisas, não tem valor.
Os tóxicos são inseridos no sistema de produção e somos expostos a estas toxinas todos os dias. E quem mais sofre são as pessoas que trabalham nestas fábricas, que fazem isso por não ter escolha. A erosão dos ecossistemas e economias locais causam problemas para algumas regiões e dessa maneira, ocasiona a migração dessa população para as grandes cidades à procura de emprego, por mais tóxico que seja. Garantindo um fluxo constante de pessoas sem alternativas e destruindo comunidades inteiras.
Na etapa da distribuição, o objetivo é vender toda produção tóxica o mais rápido possível pelo menor preço. No vídeo