Língua Brasileira
É a parte principal da missa, que renova o sacrifício de Cristo na Cruz, as ações principais são:
A apresentação das oferendas ou ofertório
O sacerdote prepara o altar colocando nele o corporal, o purificador o missal e o cálice, o sacerdote oferece a Deus o pão e o vinho que são a matéria do sacrifício.
O prefácio
É um canto de louvor e de ação de graças.
A oração eucarística
Também chamado de “ Cânon ’’ cujo centro é a consagração na qual o sacerdote pronúncia em nome de Jesus Cristo com a intenção de consagrar as mesmas palavras que ele disse na última ceia. Dentro das oração eu eucarísticas temos;
Ação de Graças - O sacerdote, em nome de todo o povo santo, glorifica a Deus e lhe rende graças por toda obra da salvação.
Santo - Aclamação pela qual toda a assembleia louva a Deus.
Epiclese - A Igreja implora por meio de invocações especiais a força do Espírito Santo para que os dons oferecidos pelo ser humano sejam consagrados.
Consagração - Pelas palavras e ações de Cristo, se realiza o sacrifício que ele instituiu na última Ceia, ao oferecer seu Corpo e Sangue sob as espécies em pão e vinha.
Anamnese - A igreja faz a memória do próprio Cristo, relembrando a sua bem aventurada paixão, a gloriosa ressurreição e a ascensão aos céus.
Oblação - A Igreja, em particular a assembleia atualmente reunida oferece ao Pai, no Espirito Santo, a hóstia imaculada.
Intercessões – Pelas quais exprime que a Eucaristia é celebrada em comunhão com toda a Igreja.
Doxologia final – Rezada somente pelo sacerdote.
Rito da Comunhão
Começa com a breve monição que introduz a oração do Pai Nosso, o Rito de Paz e a Fração do Pão.
Rito de Conclusão
Com a saudação e bênção final termina a missa.