George Kelly
GEORGE KELLY: TEORIA DO COSTRUCTO PESSOAL.
Disciplina: Teorias e Sistemas em Psicologia II
Passo Fundo, maio de 2014.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho fala sobre a Teoria do Constructo Pessoal de George Kelly, tendo como objetivo consolidar os estudos realizados sobre a teoria deste autor. Serão abordados aspectos essenciais como a vida do autor, sua teoria, a avaliação e a pesquisa dentro da sua linha de pensamento. A abordagem de George Kelly é a cognitiva da personalidade que concentra-se nos caminhos pelos quais as pessoas vem a conhecer o seu ambiente e a si mesmas, em como percebem, avaliam, aprendem, pensam, tomam decisões e solucionam problemas. Esta abordagem se foca exclusivamente em atividades mentais conscientes. George Kelly baseia sua teoria no pressuposto de que todas as pessoas são capazes de interpretar comportamentos e acontecimentos e fazer uso dessas interpretações para definir seus comportamentos e prever os comportamentos das outras pessoas. Segundo Kelly as interpretações que fazemos dos eventos, conforme nosso próprio entendimento é mais importante que o os próprios eventos.
Para nós, acadêmicos do curso de psicologia, é de suma importância conhecer, estudar e se apropriar sobre as diferentes abordagens psicológicas, aos quais mudam completamente a forma de compreender um indivíduo. É fundamental que possamos vivenciar cada autor, para que seja possível compreender, analisar, examinar, a fim de consolidar uma aprendizagem significativa fundamental para quem quer constituir-se como psicólogo.
2. A ABORDAGEM COGNITIVA E A TEORIA DE KELLY
De modo geral, a abordagem cognitiva da personalidade tem como principal objeto de estudo os caminhos pelos quais as pessoas conhecem o seu ambiente e a si mesmas, em como percebem, avaliam, aprendem, pensam, tomam decisões e solucionam problemas. É uma abordagem que foca exclusivamente em atividades mentais conscientes.