Teoria de personalidade do constructo pessoal de george kelly
PONTA GROSSA
2012
TEORIA DE PERSONALIDADE DO CONSTRUCTO PESSOAL DE GEORGE KELLY
Trabalho a ser entregue a professora Valéria referente a disciplina de Teorias da Personalidade.
PONTA GROSSA
2012
UMA TEORIA COGNITIVA DA PERSONALIDADE: A TEORIA DE PERSONALIDADE DO CONSTRUCTO PESSOAL DE GEORGE KELLY.
GEORGE ALEXANDRE KELLY (1905-1966): UMA VISÃO DO TEÓRICO
Cresceu no Kansas, graduou na Friends University e no Park College no Missouri. Cursou Pós–Graduação na University do Kansas, na University of Minessota, e na University of Edinburgh e concluiu o PhD na State University of Lawa em 1931.
Ele desenvolveu uma clínica itinerante no Kansas, foi psicólogo da avaliação durante á Segunda Guerra Mundial e foi professor de psicologia na Ohio State University e na Brandies University.
A primeira experiência clínica de Kelly foi nas escolas públicas do Kansas. Ele verificou que os alunos enviados pelos professores traziam queixas que pareciam dizer algo a respeito dos próprios professores. Kelly não observava o aluno para ver se o professor estava correto no diagnóstico, ele tentava entender os comportamentos da criança, e a maneira como professor percebia esses comportamentos, a construção que o professor tinha sobre o aluno.
Essa experiência levou Kelly a enxergar que não existe uma verdade objetiva e absoluta dos fenômenos que são significativos apenas em relação às maneiras que são construídos e interpretados pelos indivíduos.
A VISÃO SOBRE PESSOA
A visão de Kelly sobre pessoa é explícita. Na sua perspectiva, o indivíduo, tal como um cientista, procura testar as suas teorias pessoais (chamadas constructos pessoais) sobre o mundo, sobre o seu funcionamento e sobre si próprio. O indivíduo utiliza esses constructos para prever acontecimentos e esforçar-se por controlar a sua vida e o seu comportamento. Kelly considerava que existiam sempre construções alternativas à interpretação do mundo, a