Teoria da Personalidade George Kelly
Márcia Ebling
GEORGE KELLY E O CONSTRUTIVISMO PESSOAL
Ana Paula da Rosa
Fernando Jun Zampoli
Marcelo Dal Moro
Willian Henrique
Foz do Iguaçu
2014
INTRODUÇÃO
George Kelly era físico, matemático, sociólogo educacional e psicólogo, ele acreditava que nós poderíamos compreender de varias maneiras o mundo que nos cerca, isto é, sempre existem perspectivas alternativas que podemos escolher quando lidamos com o mundo. Conforme Kelly coloca “Nós supomos que todas as nossas presentes interpretações do universo estão sujeitas à revisão ou à recolocação... Sempre existem algumas construções alternativas entre as quais podemos escolher ao lidar com o mundo. Ninguém precisa pintar a si mesmo como em uma situação sem saída, ninguém precisa ser completamente encurralado pelas circunstâncias, ninguém precisa ser a vítima da sua biografia. Nós chamamos essa posição filosófica de alternativismo construtivo” (1955, p. 15)
Kelly (1964) citou a “filosofia do ‘como se” de Hans Vaihinger, e observou no mesmo artigo o paralelo com Adler. Kelly estava propondo que as pessoas são livres para escolher como querem ver o mundo, e seu comportamento decorre dessas escolhas.
Kelly não estava sugerindo que as construções ou as interpretações alternativas são certas ou erradas, e sim que elas tem implicações diferentes para o comportamento. As pessoas diferem, e diferem também através do tempo, porque são guiadas por construções ou interpretações alternativas do mundo. O nosso comportamento é determinado pela nossa construção da realidade.
BIOGRAFIA BREVE E CONTEXTO SOCIAL
George A Kelly nasceu em 28 de abril de 1905, em uma fazenda próxima de Perth, Kansas. Kelly foi educado em casa, por seus pais. Após concluir o ensino médio, George Kelly passou três anos na Friends University, uma escola Quaker e formou-se em física e matemática em 1926. Ele pretendia estudar engenharia mecânica, mas seu crescente interesse pelos