resumo george kelly
1. Nome do autor: George Alexander Kelly
2. Data de nascimento: 28 de abril de 1905 – 6 de março de 1967
3. Origem/local/continente: Perth (Kansas – Estados Unidos da América)
4. Influências
Existencialismo, fenomenologia, psicologia comportamental, a psicologia dinâmica e a psicologia cognitiva
5. Resumo da teoria
a) Conceito Chave: A personalidade de uma pessoa pode ser entendida através da forma como ela interpreta do mundo, ou seja, seus constructos.
b) Estrutura: A base da teoria do constructo é basicamente o constructo, que seria a forma que uma pessoa constrói e interpreta o mundo em que vive. Para a formação desse constructo é necessário um pólo de contraste e um pólo de similaridade, ambos são eventos que observados trarão o contraste suficiente para se formar um constructo, seja ele verbal ou pré-verbal ou submerso, central ou periférico. Logo a diferença entre pessoas estaria nos diferentes constructos, formas de organização, suscetibilidade de mudança etc e para se verificar isso é realidade um teste de repertório de construção de papéis (rep) que se baseia em uma lista de papéis pré-estabelecidos que serão correlacionados definidos em seus constructos, assim pode ser avaliada a complexidade dos constructos da pessoa e suas formas de arranjo.
c) Processo: Kelly não interpreta sua teoria no sentido de motivação, sendo diferenciada das chamadas “teorias do chicote” e “ teorias da cenoura”. Seu processo se baseia na tentativa que a pessoa tem de prever o futuro e se preparar para isso.Trazendo a ansiedade, o medo e a ameaça como formas desequilibradas de adaptação de seus constructos.
d) Crescimento e desenvolvimento: Constructos derivam da observação de padrões de repetição. Levantando a questão de que pessoas do mesmo grupo social estão suscetível aos mesmos eventos, até certo ponto, e tendem a construir constructos parecidos. Com a idade a complexidade e o detalhamento da elaboração os constructos vai se intensificando