Geometria Analítica
União da geometria e a álgebra.
A geometria analítica no cotidiano
Como já estudamos anteriormente, vimos que os conteúdos relacionados à geometria analítica estão presentes em várias situações do nosso dia a dia, como por exemplo, a situação demonstrada no vídeo abaixo, onde o objetivo era criar um jardim na forma da bandeira Nacional do Brasil. Vimos neste vídeo que para construir o jardim foi necessário empregar vários conceitos relacionados a geometria analítica, como: plano cartesiano, ponto, reta, circunferência. Até mesmo as estrelas da bandeira possuem coordenadas geográficas indicando sua exata posição no céu.
Para saber mais acesse o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=3xdFFsxSnw0.
A criação de Descartes rompeu barreiras de uma época inteira, pelo fato de que todo o procedimento de construção em todas as áreas de engenharia e desenvolvimento de tecnologia tem como base para serem construídas a ilustre criação de Descartes, isto é, o plano cartesiano.
Desta forma, percebemos que a geometria analítica é um facilitador, não apenas utilizado na construção dos gráficos, mas é a principal ferramenta no desenvolvimento de softwares de programação. Na indústria foi o precursor no que diz respeito à criação de máquinas automatizadas que para localizar a matéria a ser trabalhada necessita receber as coordenadas da mesma. O mesmo vale para softwares de desenho tanto de construção, quanto na área da educação ou outras simulações quaisquer. Como exemplo, podemos citar o robô que realiza solda na indústria, no início está nas coordenadas 0,0, do plano cartesiano, na medida em que estabelece uma nova coordenada, realiza o deslocamento soldando até este ponto.