Geometria Analítica
História, Conceitos Básicos e Aplicações.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD0134)
27/01/2014
RESUMO
A geometria analítica mudou a forma dos matemáticos se expressarem: tornou muito mais fácil e ilustrativa uma série de problemas práticos. Esta união da Álgebra e da Geometria permitiu seu uso em diversas áreas do conhecimento: padronização de mapas e sistemas cartográficos, o cruzamento de dados para a criação de gráficos, o uso nas diversas áreas da engenharia e computação gráfica.
Palavras-chave: Geometria Analítica. Educação Matemática. Aplicações da Geometria Analítica.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo trazer um entendimento básico a respeito da geometria analítica, começando por sua base histórica, passando pela teoria que nos é apresentada nos livros didáticos atuais e por fim exemplificando algumas formas de uso da geometria analítica na atualidade.
Mas o que estuda a Geometria Analítica? A Geometria Analítica, com ajuda da Álgebra, analisa por métodos geométricos as propriedades do ponto, reta, circunferência, parábola, elipse e hipérbole. Determina a localização de cada elemento no plano ou no espaço, as coordenadas de cada ponto, a distância entre pontos, a distância entre ponto e reta. Define ainda, o alinhamento entre pontos, entre ponto e reta e o ângulo entre retas. Traz ainda a equação da reta e da circunferência.
2 HISTÓRIA
A Geometria Analítica tem geralmente sua criação atribuída a René Descartes (1596-1650), Filósofo e Matemático francês, cujo nome em latim é Renatus Cartesius. Então, do sobrenome latino de René Descartes, é que se atribui o nome de Plano Cartesiano ao sistema de eixos perpendiculares que conhecemos atualmente. Porém, não há unanimidade na afirmação de que Descartes é o “pai” da Geometria Analítica, muito pelo contrário, muitos dizem que sua contribuição foi muito mais filosófica que matemática. Atribuem então a