Instalações de Gás
WESLLEY REIS
VÁLVULAS, ROSCAS E MATERIAIS PARA TUBULAÇÕES DE GÁS
Dificilmente percebemos o funcionamento de uma válvula ou, geralmente, desprezamos a sua importância em uma tubulação de gás. As válvulas são equipamentos com função de bloquear, restabelecer, controlar ou interromper o fluxo de uma tubulação. Atualmente, ainda controlam os níveis, o volume, a pressão, a temperatura e a direção dos líquidos e gases nas tubulações.
A sua variação de diâmetro depende da sua utilização, da quantidade de gás a ser transportada, além do material da tubulação, e pode variar de menos de uma polegada a te maiores que 72 polegadas.
As válvulas podem ser utilizadas para transportar qualquer tipo de fluídos, desde gases mais finos, até gases mais corrosivos, desde que o material utilizado seja apropriado para cada situação.
Podemos dividir as válvulas em diversos tipos, onde alguns serão citados abaixo:
Válvula auto-operada: possuem um sensor interno capaz de definir a modulação do fluído.
Válvula de controle: apresentam de maneira automática, o controle ou modulação das características do fluxo do fluído, controlando a sua pressão, vazão e a temperatura. Válvula de bloqueio: encarregadas da abertura ou lacre total da passagem de fluído. Pode ser controlada manualmente ou por mecanismos elétricos, hidráulicos ou pneumáticos. Válvula unidirecional: são válvulas auto-operadas que impedem o refluxo do fluído, transportando-o unidirecionalmente. Além das válvulas, outros equipamentos são utilizados no transporte de gases. Medidores de gás: registram o volume de gás consumido num determinado intervalo de tempo.
Reguladores de pressão: podem ser de primeiro estágio (o ponto de alivio de pressão deve estar a uma distância de no mínimo três metros da fachada da residência e em local ventilado), ou podem ser de segundo estágio (devem ser utilizados com no mínimo dois dispositivos de segurança e suas dimensões precisam