Geografia
Em 2008, criamos a Petrobras Biocombustível, subsidiária que tem a missão de produzir biocombustíveis com responsabilidade social e ambiental. Operando de forma sustentável, agricultores contribuem do cultivo à colheita das plantas utilizadas para a fabricação dos biocombustíveis nas usinas.
Biodiesel
O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Este biocombustível pode ser produzido no Brasil a partir de diferentes espécies oleaginosas, como a mamona, o dendê, a canola, o girassol, o amendoim, a soja e o algodão, além de matérias-primas de origem animal como o sebo bovino e gordura suína.
Utilizado isoladamente, ele também pode ser misturado ao diesel - desde 2010, todo o diesel comercializado no Brasil contém uma mistura de 5 % de biodiesel. Comercializamos também a borra (ou goma), a glicerina e o ácido graxo, subprodutos derivados provenientes do processo industrial.
As usinas próprias e parceiras da Petrobras Biocombustível possuem, no total, 821 milhões de litros/ano de capacidade de produção de biodiesel. O Ministério do Desenvolvimento Agrário concedeu às suas unidades o Selo Combustível Social e, além disso, a subsidiária implementa o Programa Cultivar, fornecendo aos agricultores visitas de técnicos e garantindo a compra da produção pelo preço de mercado. Etanol
Desde a década de 1970, quando foi lançado o Proálcool (Programa Nacional do Álcool), o etanol ganhou grande impulso e se tornou uma importante fonte de energia para o país. Hoje, o etanol brasileiro gerado a partir da cana-de-açúcar tem o menor custo de produção e o maior rendimento em litros por hectare do produto.
Todos os seus subprodutos são aproveitados: da fabricação do etanol temos a vinhaça e a torta de filtro,