As Dicotomias Lingu sticas e o Estruturalismo
1046 palavras
5 páginas
Universidade Cruzeiro do SulNome do Campus
Unidade São Miguel
Nome do curso
Licenciatura em Letras – Português/Inglês - Matutino
Nome do aluno
Renata Gomez Gonçalves – Turma 1ºA
RGM do aluno
15068358
Nome da disciplina
Linguística
Nome da atividade
AP_II – As dicotomias apresentadas por Saussure
Nome do tutor
Kelly Coutinho
As Dicotomias Linguísticas e o Estruturalismo
Ferdinand Saussure foi um linguista e filósofo, as suas teorias propiciaram o desenvolvimento da Linguística para uma ciência autônoma. A Linguística que conhecemos hoje, dá-se a publicação do livro “Curso de Linguística Geral”, que foi escrito pelos alunos de Saussure a partir das anotações de suas aulas. O objeto de estudo da Linguística é a linguagem, ela pode ser verbal e não verbal. O Estruturalismo é o método de investigação. Saussure considera a língua como um sistema de signos, uma ciência que se situa dentro da Linguística, chamada por ele de Semiologia. Esta preocupa-se não apenas com a linguagem verbal, mas também com qualquer tipo de sistema de comunicação.
As Dicotomias de Saussure
Entende-se por dicotomia, uma oposição, a divisão de um mesmo objeto em duas partes, em geral contraditórias, mas que se completam e, portanto, não podem existir uma sem a outra. Quatro dicotomias foram fundamentais para a construção da Linguística como ciência:
Sincronia X Diacronia
Saussure estabeleceu que a Linguística deve estudar a língua na perspectiva Sincrônica. A sincronia corresponde a gramática, fonemas e as palavras de uma língua em um determinado momento, ou seja, estes são estudados apenas como são no momento histórico, no presente. Por exemplo, pode-se estudar a palavra “chuva” no século XV, e estudar a mesma palavra no século XXI.
Devido ao decorrer do tempo e aos usos, algumas palavras podem sofrer mudanças. A diacronia, ou perspectiva diacrônica, estuda as evoluções da palavra desde o seu primeiro registro até o seu uso atual. Por exemplo, “Você” é uma palavra derivada de “vossa