GEOGRAFIA SISTEMA CAPITALISTA
o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção – máquinas, matérias-primas e instalações.
Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado e as classes sociais se relacionam pela posse ou carência dos meios de produção e pela contratação livre do trabalho.
As duas condições essenciais que determinam o modo de produção capitalista são:
1. A existência de capital, conjunto de recursos que se aplica na compra de meios de produção e força de trabalho.
2. A existência de trabalhadores livres, que vendam sua força de trabalho em troca de salário. Definem-se assim as duas classes sociais básicas: a dos capitalistas e a dos assalariados.
3. Características:
a) Livre iniciativa
b) Livre concorrência
c) Acumulação permanente de capital
d) Distribuição desigual da riqueza
e) O papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros
f) A inovação tecnológica ininterrupta
g) Surgimento e expansão de empresas transnacionais
h) Concentração monopolística – trustes, cartéis, corners, pool, holding, e dumping.
A divisão técnica do trabalho ou seja a especialização do trabalhador em tarefas cada vez mais segmentadas no processo produtivo.
CARACTERÍSTICA DO CAPITALISMO:
O FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA: os agentes econômicos (indivíduos ou empresas, instituição pública ou privada) fazem seus investimentos guiando-se pela lógica do mercado, ou seja, com base na lei da oferta e da procura. Investindo sempre com o objetivo de obter a maior rentabilidade possível, daí a concorrência estabelecer-se em todos os setores da economia. No entanto, há muitas outras áreas monopolizadas, nas quais na prática não ocorrem concorrências.
RELAÇÃO DE TRABALHO: predomina o trabalho assalariado. No entanto, ao lodo desta relação tipicamente capitalista convivem relações não capitalistas de trabalho, principalmente em regiões subdesenvolvidas e