Comentário critico Livro: O que é Geografia
No livro “O que é geografia” o Professor Ruy Moreira, relata sobre como esta ciência se desenvolveu ao longo dos anos desde que foi surgida, passando por diversos momentos históricos que a influenciou na sua formação até os dias atuais.
O Autor fala que a geografia surgiu junto com as lutas democráticas na Grécia onde sua duração e profundidade foram maiores entre os povos da antiguidade, por sua base econômica que era o comércio e sua organização em cidade estados. Porém com o apogeu do império romano com o submetimento dos povos e terras conhecidos, inclusive os povos Gregos são consolidados o modo escravista de produção a geografia irá restringir-se. Ela se desenvolverá para servir ao Estado, concebida como relatos de mapas, a geografia como Práxis transformadora será sufocada. Dos romanos à idade da ciência a geografia será cunhada como um inventário sistemático de terras e povos será apenas um tratado descritivo e cartográfico para auxiliar a administração do Estado, nessa modalidade não fará parte dela a crítica política de seu uso político pelo Estado, passado este período histórico a geografia começa a se desenvolver ganhar caráter científico através da escola alemã. A geografia teve contribuição de vários filósofos, cientistas e pesquisadores alemães.
O processo da crítica em geral começou com geógrafos de formação marxista, dentre eles encontra-se Pierre George que romperá com o marxismo em pleno processo de renovação da geografia, essa ruptura fará com que haja um refreamento do processo, no qual impediu a confrontação das teorias anteriores com a marxista. É com Pierre George que organização geográfica do espaço mundial perde, pela primeira vez, seus alicerces clássicos: a divisão natural dos continentes, o novo alicerce são os sistemas econômicos, o mundo irá se dividir em sistema capitalista e sistema socialista, compreendendo o sistema capitalista o bloco de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Mostrando assim que as