universitaria
O autor cita a criação de sua revista Hérodote, que ajudou a orientar, sem mudar a essência da geografia. Causando reflexão de muitos grupos, provocando debates entre professores de outros cursos e de um pequeno grupo de estudante de História, que eram muito críticos em relação à geografia.
Tópicos descoberta feita a partir do livro, A descoberta de uma geografia menos imbecil e Ajuda feita pela revista
Citações Descoberta feita a partir do livro: “que o mecanismo da geografia é socialmente bem mais importante do que eles queriam pensar e que a crítica que se fazia do discurso tradicional dos geógrafos era, com efeito, o meio de mostrar a utilidade fundamental de verdadeiros raciocínios geográficos, não somente para os militares, mas também para o conjunto dos cidadãos, sobretudo quando eles precisam se defender”. A descoberta de uma geografia menos imbecil:
“Sem dúvida, a geografia se mostra burra, e é necessário dizê-lo. Mas só se vê uma parte e, tal como os grandes icebergs em que o essencial está imerso, é preciso tomar cuidado: ela serve para fazer a guerra, para organizar os homens, mas tenta mostrar quais foram os desígnios da natureza - de Deus?
Ajuda feita pela revista: “Enquanto cada um no meio das ciências sociais reclama de uma interdisciplinaridade que é uma forma de se esquivar dos problemas epistemológicos específicos dos diferentes saberes, Hérodote fala da geografia e mostra o papel que podem ter os geógrafos”.