Universitária
1. Um agricultor utiliza em sua lavoura de café o adubo químico NPK, assim denominado por conter em sua formulação nitrogênio, fósforo e potássio. O potássio é adicionado ao adubo na forma de KCl. Depois de aplicado ao solo, o íon potássio é absorvido pelo cafeeiro. Após colhido e beneficiado o café, esse agricultor utiliza as cascas obtidas para alimentar uma fornalha. A cinza gerada na fornalha, contendo óxido de potássio, é colocada em latões com pequenos furos no fundo. A esses latões adiciona-se água, recolhendo, através dos furos, hidróxido de potássio em solução. Essa solução é misturada com sebo de boi, que contém triacilglicerídeos, e submetida à fervura, resultando na obtenção de um excelente sabão contendo glicerol.
a) Escreva a equação balanceada da reação do óxido de potássio e água.
b) Escreva a equação da reação de saponificação que ocorre entre 3 mol KOH e 1 mol de triacilglicerídeo (fórmula dada acima).
c) Dê a fórmula estrutural e o nome sistemático (IUPAC) do glicerol.
2. Ácido carboxílico reage com álcool para produzir éster e água. Quando o éster é tratado com NaOH(aq), ocorre hidrólise e formam-se o sal do ácido carboxílico e o álcool correspondentes. Quando o ácido carboxílico é um ácido graxo de cadeia longa, forma-se um sabão.
a) Escreva a equação química correspondente à formação do éster, a partir do ácido palmítico,
H3C(CH2)14CO2H, com o n-butanol. Escreva o nome do éster formado.
b) Escreva a equação química da reação do éster do ácido palmítico com NaOH(aq), indicando o nome do sabão formado.
3. O ácido I, presente em algumas gorduras de origem animal, é isômero do ester II, utilizando como aromatizante artificial de frutas. I II
Considere as fórmulas estruturais e as temperaturas de ebulição (Te) dos compostos I e II acima e responda:
a) O nome do composto I é__________________