universitaria
LIGAÇÕES QUÍMICAS
Ligações Químicas
A grande diferença de propriedade entre os materiais que conhecemos se deve, em grande parte, às ligações existentes entre os átomos.
Em condições ambientes, somente os gases nobres são formados por átomos isolados uns dos outros.
Todos os demais elementos químicos, atraem‐se mutuamente e atraem átomos de outros elementos, formando agregados suficientemente estáveis, que constituem as substancias compostas. As forças que mantêm os átomos unidos são fundamentalmente de natureza elétrica e se denominam ligações químicas.
1
04/11/2014
Ligações Químicas
As forças que mantêm os átomos unidos.
Toda ligação envolve o movimento de elétrons nas camadas mais externas dos átomos, mas nunca atinge o núcleo. Os átomos ligam‐se uns aos outros para aumentar a sua estabilidade ‐ para completarem suas camadas de valência. Ligações Químicas
Para ocorrer uma ligação química é necessário que os átomos percam ou ganhem elétrons, ou, então, compartilhem seus elétrons de sua última camada.
Na maioria das ligações, os átomos ligantes possuem distribuição eletrônica semelhante à de um gás nobre, isto é, apenas o nível K, completo, ou, 8 elétrons em sua última camada. Esta idéia foi desenvolvida pelo cientista G. N. Lewis ‐ conhecida como TEORIA ou REGRA DO OCTETO.
2
04/11/2014
Ligações Químicas
TEORIA ou REGRA DO OCTETO
Um átomo para obter estabilidade, ao se combinar, tenderá a adquirir a configuração do gás nobre mais próximo, que é de oito elétrons na última camada para atingir a estabilidade ou dois elétrons quando possui apenas a camada K.
Ligações Químicas
3
04/11/2014
Ligações Químicas
Exemplo:
11Na
‐ 1s22s22p63s1
(K=2 L=8 M=1)
O átomo de sódio tende a ceder um elétron para se estabilizar, formando o cátion sódio, que possui configuração do gás nobre
Neônio.
11Na
+‐
1s22s22p6
(K=2 L=8)
Ligações Químicas
Exemplo: