Geografia no ensino fundamental
“O espaço é a forma de todos os fenômenos dos sentidos externos, enquanto o tempo é a forma das percepções internas.” (p.21-22)
“Homens de uma mesma civilização possuem a mesma representação do espaço, essenciais para compreendê-lo, decorrem do fato de valores afetivos diferentes serem atribuídos às várias regiões.” (p.22)
“A cultura não é apenas um ornamento da existência humana, mas condição essencial para ela.” (p.22)
“O estudo do espaço social requer um conhecimento profundo do objeto de estudo, pois nem a natureza – o clima e a localização – nem a história anterior são suficientes, por si sós, para explicá-lo. Nem sequer a cultura.” (p.23)
“Portanto, o lugar é antropológico, pois, além de ser estabelecido, também é simbolizado. E lugar remete à noção de pertencimento, que por sua vez conduz à ideia de limite, de linha divisória entre quem está dentro e quem está fora.” (p.25)
“A organização social é influenciada pelos fundamentos materiais que a sustentam. Desde os primórdios do Islã, o papel fundamental das cidades era oferecer um culto comunitário aos muçulmanos e um espaço protegido para as atividades comerciais. Secundariamente cabia a elas impor justiça e fiscalizar o espaço rural que administravam e que gozavam de sua proteção militar, elas tinham uma influencia que ia além de seus limites.” (p.26)
“As primeiras vilas árabes eram modesta, não havia ágora, nem fórum, nem praças públicas Os homens responsáveis da cidade estavam habituados a falar sobre as práticas políticas do poder e sobre da lei na mesquita.” (p.27)
“Com o avanço do processo de urbanização, o islã medieval superou cem mil habitantes, nenhum centro urbano do Ocidente cristão chegava perto disso. A diferencia estava alicerçada em causas materiais: a vida na Europa ocidental, com a sua rudimentar cultura agrária, não tinha comparação com a rica civilização urbana do mundo muçulmano.” (p.28)
“A importância da prece no mundo islâmico está