O ENSINO DO TEMA GLOBALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
INTRODUÇÃO
A educação voltada para o ensino baseado na participação efetiva do educando no processo ensino aprendizagem é sem dúvida muito importante. Desse modo, o educando passa a se sentir como indivíduo partícipe de sua formação e sua aprendizagem torna mais significativa.
A escola possui importante papel na formação do indivíduo e é necessário que se tenha consciência também da importância do professor como parte fundamental nesse processo de formação. A preocupação pela formação do indivíduo consciente do seu papel, reconhecedor de sua importância enquanto ser atuante na sociedade em que vive e de sua dimensão social deve fazer parte do processo educativo.
Este trabalho tem como pretensão a abordagem do tema Globalização, conteúdo curricular do Ensino Fundamental II, apresentando aspectos relevantes a essa abordagem, tomando como fundamentação para análise e estudos o livro didático de Geografia que tem como autor Melhem Adas e o texto Blocos Regionais e Globalização de Demétrio Magnoli.
O termo Globalização possui amplitude em relação aos conceitos e definições. Cabe ao educador desmistificar conceitos pré-determinados no intuito de enriquecer o campo da pesquisa e principalmente resultar em aprendizagem significativa do educando. Possibilitando um estudo voltado para a emancipação, permitindo conclusões relevantes que levam o educando a estabelecer conexões de estudo a partir de propostas pedagógicas que visam nortear os estudos.
O Interligamento entre realidade e conteúdos faz com que o educando participe efetivamente, contribuindo assim para uma aula significativa, essas e outras são algumas alternativas que o educador precisa buscar para que as aulas de Geografia tornem produtivas e principalmente que o educando se sinta ser atuante do espaço em que vive, criando autonomia e principalmente comportando-se de forma a buscar soluções em relação aos problemas vivenciados.