geodinamica interna- metamorfismo
No presente trabalho abordaremos aspectos relacionados com o seguinte tema Geodinâmica interna - metamorfismo.
Começando a salientar que a geodinâmica interna mostra as transformações internas e dinâmicas do planeta terra. Objectivando a mostrar que os processos endógenos modificam a superfície terrestre, interagem com o ser humano e com os processos da dinâmica externa, muitas vezes de forma prejudicial a sociedade, como ocorre em certos casos de terramotos vulcanismos entre outros. Já o metamorfismo é o conjunto de modificações ocorridas no estado sólido, na composição e na estrutura de uma rocha que esta sujeita a condições de pressão e temperatura diferentes daquelas que se formou.
Ambiente Metamórfico
A dinâmica interna do planeta terra leva as rochas da litosfera fiquem sujeitas a condições de pressão temperatura suficientemente elevadas para as dobrar ou partir, formando falhas. Durante o metamorfismo a rocha original sofre recristalizacão e modificações de textura no estado sólido originando uma rocha metamórfica. As condições de pressão e temperatura do metamorfismo ocorrem por exemplo nos limites de placas e nos contactos de intrusões e extrusões magmáticas.
As transformações que ocorrem nas rochas situadas a alguns quilómetros de profundidade, são muito diferentes daquelas que acontecem á superfície. Aqui os agentes que actuam no interior da crosta, geralmente conduzem á formação de novos minerais.
Durante o metamorfismo, o rearranjo dos átomos dos minerais faz com que estes ocupem menos espaço e consequentemente a rocha resultante é mais densa.
A existência de uma grande diversidade de rochas deve-se fundamentalmente á grande variedade de condições de metamorfismo.
A cada combinação dos factores temperatura e pressão, corresponde um tipo diferente de rocha metamórfica. Como as possibilidades de combinação são múltiplas, um único tipo de rocha parental, pode originar várias rochas metamórficas, tudo depende do ambiente em