Rochas metamorficas
Metamorfismo: processo da dinâmica interna através do qual qualquer tipo de rocha experimenta um conjunto de transformações mineralógicas e estruturais, mantendose, no estado sólido, sob a influencia de fatores de metamorfismo, como, por exemplo, tensões e elevada temperatura.
O metamorfismo ocorre em certos contextos tectónicos, como, por exemplo, nas zonas de subducção, em cadeias orogénicas ou na proximidade de um magma no seio de rochas preexistente
As modificações induzidas durante o processo metamórfico depende da atuação de um conjunto de fatores (fatores de metamorfismo) tais como: tensões (pressões), o calor, os fluidos e o tempo.
O metamorfismo está ligado a geodinâmica interna da Terra pois as rochas metamórficas são formadas a diferentes profundidades.
Um material fica sujeito a um estado de tensão quando está a ser aplicada uma força numa determinada área.
Tensão devida ao peso das camadas suprajacentes em qualquer ponto da crusta. Esta pressão é para, pelo menos, pressões superiores a 3km, origina diminuição do volume dos materiais rochosos, aumentando a sua intensidade.
Tensão em que as forças não são exercidas de igual modo em todas as direções. Está associado a contextos de colisão de placas.
As rochas quando sujeitas a este tipo de tensão podem ser comprimidas ou estiradas consoante a tensão atuante seja do tipo compressivo ou atrativo.
Os processos metamórficos ocorrem em regiões que não estão ao alcance do ser humano, por isso, é através de dados obtidos laboratorialmente ou pelo estudo de certos locais que se pensa que o calor é outro fator que influencia os processos metamórficos.
O calor