geologia geral
AMAD VALY MAMAD
Julho 2012
TEMA 4:
GEODINÂMICA INTERNA. ROCHAS
ÍGNEAS E METAMÓRFICAS
!
Para os geólogos, uma Rocha é qualquer massa de matéria mineral, consolidada ou não, que forma parte da crusta, podendo ser constituída por uma espécie mineral (monominerálica) ou por um agregado de várias espécies minerais (poliminerálica).
!
O conceito de rocha dos engenheiros é de algo duro, consolidado, que tem de ser removido por explosões. Este conceito também é o conceito que o vulgar cidadão tem de rocha.
!
Se olharmos para as rochas, vemos que elas são constituídas por uma série de partículas de cor, granulometria, forma, brilho diferentes, constituídas pelos diversos minerais que a compõem.
!
Duas características - composição e textura - são usadas para a identificação das rochas e para a sua classificação. A composição determina-se avaliando quais os minerais mais abundantes que ela tem e em que proporções. A textura refere-se ao aspecto geométrico dos componente minerais, seu tamanho, forma e arranjo espacial. Por vezes a textura é tão fina que essa identificação é impossível à vista desarmada, sendo necessário observar ao microscópio.
O CICLO DAS ROCHAS
!
!
!
!
Se bem que possam parecer de carácter permanente, as rochas que constituem a crusta terrestre estão constantemente a ser alteradas. O sistema complexo dos processos naturais através dos quais as rochas passam chama-se ciclo das rochas.
Como se sabe, por cima da crusta assentam os oceanos, os lagos, os rios e outros corpos de água, e, por cima ainda, a atmosfera. A zona de contacto entre a crusta e água+ar é uma região de intensa actividade, onde ocorre a erosão, processos de alteração das rochas superficiais por acção do ar+água.
A erosão continuamente desagrega as rochas e faz movimentar as partículas resultantes dum lugar para o outro. Como resultado, a crusta está coberta por uma camada de material solto. A maioria