Geologia Geral
E, ainda que, em pleno século XXI os conhecimentos da Geologia tenham dado um grande salto, problemas acerca da origem da Terra e do Universo ainda irão gerar muitas dúvidas e discussões. E nesta mesma redoma, temos a Geologia nas áreas da Engenharia, à frente no estudo de deslizamentos, construção de túneis e diversas áreas.
A definição de Geologia vem do Grego, onde ge significa terra, e logos(logia) tem o significa de ciência, pensamento. O primeiro marco na História da Geologia é o filosofo grego Tales de Mileto (624/625-556/558 a.C) nascido na cidade homônima da Ásia Menor, atual Turquia. A partir das suas observações do trabalho dos rios Meandro (atual Meanderes) e Nilo, ele concluiu que “a água podia modificar a face da Terra”. Assim, Tales expressou uma das leis fundamentais da Geologia!
No ano 79 da Era Cristã, o Vesúvio, vulcão situado próximo à cidade de Nápoles (Itália), entrou em erupção soterrando as cidades de Pompéia e Herculano. Nesta erupção o naturalista Plínio, o Velho (33AD-79AD), faleceu sufocado pelas cinzas do vulcão. O seu sobrinho Plínio, o Moço, vinte e cinco anos após a erupção, em duas cartas dirigidas ao historiador Tácito, narrou detalhadamente os eventos, tornando-se assim o primeiro vulcanologista da História. As erupções do tipo da ocorrida no Vesúvio, por essa razão são chamadas Plinianas.
Outro marco importante na Historia da Geologia foi a publicação em 1556 do livro ‘ “De Re Metallica” (Sobre a Natureza dos Metais) de autoria de Georgius Agrícola (1494-1555)”. O livro é voltado ao estudo da mineração e este livro,