Geologia geral
Alunas: Marília Gabriella e Pâmela Andressa
Professor: Clayton Janoni
Disciplina: Geologia Geral
Curso: Engenharia Sanitária e Ambiental
ESTUDO DE CASO
(DISSERTAÇÃO DE MESTRADO)
(RISCO GEOLÓGICO-GEOTÉCNICO ASSOCIADOS A PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE PCH’s – CASO DA PCH CACHOEIRÃO)
AUTORA: LAURENN WOLOCHATE ARACEMA DE CASTRO
Observação:
A construção de PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) está diretamente relacionada aos processos geológicos da área a ser manipulada. Os sistemas geofísicos e geotécnicos são não descartáveis dentro do desenvolvimento de uma obra civil. Segundo o estudo, quanto menor a investigação geológica para um determinado projeto, maior o risco de se encontrar situações geológicas não previstas.
Hipótese:
O estudo de solos e rochas é necessário para a eficácia do projeto de construção de PCH, por evitar problemas (QUAIS PROBLEMAS?) posteriores à sua implantação. Para isso, torna-se importante reservar uma dada parcela de tempo dedicada a estudo, pesquisa e projetação da obra, impedindo, assim, que a ocorrência de um fenômeno geológico (QUAL FENOMENO?) ameace tal projeto.
Experimentação acerca da hipótese:
De acordo com citações presentes no estudo, o geólogo/engenheiro deve fazer uma análise geológica no local da obra, utilizando os dados disponíveis e repetindo esse passo até que sejam atendidas as necessidades do projeto. As investigações devem ser centradas em ferramentas como sensoriamento remoto, mapeamento geológico e geotécnico, ensaios geofísicos e sondagens mecânicas. Os estudos dos riscos geológicos devem coexistir em todas as fases do desenvolvimento da obra, desde a elaboração do projeto básico até o momento em que a PCH é implantada.
Resultados e conclusões:
Observou-se que, no caso específico da construção da PCH de Cachoeirão, os estudos geológicos não foram suficientes para a eficácia na implantação do projeto. Desse modo, o problema da falta de dados básicos