Disciplina: fundamentos filosóficos da educação
CONCEITUAÇÃO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO
A educação, do ponto de vista formal, buscará na pedagogia os parâmetros necessários para o desenvolvimento da ação docente a partir da leitura do homem no tempo. Isto significa que ao longo do processo histórico a pedagogia alçou status de Ciência da Educação,uma vez que sua preocupação com o fenômeno educacional não se restringe tão somente ao estudo de teorias críticas em si para o seu norteamento, pois vai buscar na própria vida da escola e suas ações, as explicações e leituras das vivências, que serão problematizadas e encaminhadas à luz de sua própria solicitação e dos saberes e reflexões pedagógicas construídas no tempo. A este respeito, vale lembrar pelo menos três observações de Pimenta (1996), quando se refere a pedagogia como Ciência da Educação e não somente teoria crítica da educação, dado que sua preocupação, objeto e processos de intervenção tem caráter interativo entre base teórica e aplicação prática, como se segue:
•
A Ciência da Educação tem como as demais íntima colaboração,diálogo, intercâmbio, para o que há a necessidade da revisão epistemológica sem o que o estudo dos fenômenos educativos ficariam prejudicados, sem que se efetive uma interdisciplinaridade.
•
O objeto/ problema da Ciência da Educação (Pedagogia) é a educação enquanto prática social. Daí o seu caráter específico que a diferencia das demais, que é o de uma ciência prática – parte da prática e a ela se dirige. A problemática educativa e sua superação constituem o ponto central de referência para a investigação.
•
A educação, objeto de investigação da Ciência da Educação (Pedagogia), é um objeto inconcluso, histórico, que constitui o sujeito que o investiga e é por ele constituído. Por isso, não será captado na sua integridade, mas o será na sua dialeticidade: no seu movimento, nas suas diferentes manifestações enquanto prática social, nas suas contradições, nos seus diferentes