Tipos de rochas
ROCHAS SEDIMENTARES
As rochas sedimentares formam-se a partir de outras preexistentes, na superfície terrestre, pelo que registam muitos dos fenómenos que ocorrem á superfície, bem como são aquelas cuja génese é mais facilmente entendida e explicada pelo Homem.
FASES DE FORMAÇÃO DAS ROCHAS SEDIMENTARES:
I – Sedimentogénese – origem / formação dos sedimentos.
1- Meteorização - as rochas desagregam-se / fraturam-se, originando partículas mais pequenas – meteorização física, no entanto, também se verifica transformação de uns minerais, noutros – meteorização química.
2- Erosão – remoção dos detritos resultantes da meteorização, por acção dos agentes erosivos, como a água, neve, vento, força da gravidade.
3- Transporte – deslocação das partículas / detritos por ação da água (rios, glaciares…) do vento, para locais distantes, relativamente à rocha que lhes deu origem.
4- Sedimentação – deposição dos detritos, passando a considerar-se sedimentos. Estes formam camadas horizontais e sucessivas – estratos (têm um limite superior – teto e um limite inferior – muro).
II – Diagénese ou litificação – processos que conduzem à transformação dos sedimentos soltos (areias, calhaus, argilas) em rochas sedimentares consolidadas (calcários).
1- Compactação e desidratação – à medida que a sedimentação prossegue, novos estratos se vão sobrepondo, ficando os inferiores sujeitos a uma maior pressão, o que faz com que a água incluída nos poros seja expulsa. Assim os sedimentos ficam mais próximos e a rocha mais densa e mais compacta.
2- Cimentação – os sedimentos são finalmente ligados por um cimento natural que os transforma numa rocha sedimentar consolidada.
Diagénese Ex: areias arenitos
GÉNESE DAS ROCHAS SEDIMENTARES
ROCHAS