As cores e a nossa mente
A utilização das cores está em relação direta com as exigências do campo que a explora, pois cada um destes campos utiliza uma linguagem específica que explicita seus pontos de vista e por meio do qual procura atingir os objetivos propostos. Por isso, o estudo das cores é muito importante nos cursos de comunicação visual, as pesquisas neste campo se apoiam em estudos científicos da Fisiologia, Psicologia, Estudos Sociais e das Artes.
Se analisarmos as cores em função da comunicação, chegaremos à conclusão que ela nos oferece amplas possibilidades e favorece a capacidade de liberar reservas de imaginação criativa do homem, agindo não só sobre quem fruirá a imagem, mas, também, sobre quem a constrói.
Sobre o Indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce uma ação tríplice: a de expressar e a de construir. A cor é vista: impressiona a retina. É sentida: provoca uma emoção. E é construtiva, pois, tendo um significado próprio, tem valor de símbolo e capacidade, portanto, de construir uma linguagem que comunique uma ideia.
A VISUALIZAÇÃO DA COR
O espectro eletromagnético é um campo vastíssimo de ondas, dos quais apenas algumas são percebidas pelo olho humano, elas possuem a capacidade de estimular a retina, provocando uma sensação luminosa que chamamos de luz.
A cor branca é composta por todas as cores existentes. Elas são todas absorvidas e refletidas pelo objeto, mostrando-se assim o branco. Esta dispersão de luz origina o fenômeno chamado de cromatismo. A cor preta é mostrada quando as cores absorvidas pelo objeto não são refletidas, o objeto retém as cores em