A vida
Questionário do texto: “Morfológica e castilhamente: um estudo das construções x-mente no português do Brasil.”
Questionário
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras com Português da Universidade do Estado da Bahia como requisito parcial de avaliação da Disciplina Morfologia da Língua Portuguesa da professora Mônica Santos e da tutora presencial Daniele Pinto, 4º semestre.
São Sebastião do Passé
2013
QUESTÃO 01
Neste texto, Basílio apresenta possibilidades de formação de advérbios em –mente a partir de adjetivos, considerando as utilizações dos advérbios. Ela diz que as formas em -mente apresentam características peculiares, em confronto com as demais formações sufixais em português. E que essas características são de cunho fonológico, morfológico e sintático. Explique a característica do ponto de vista morfológico apresentada pela autora.
R.: A autora fundamenta que, a ocorrência do advérbio, em formações-mente, serem criados a partir da forma feminina do adjetivo, fere frontalmente a regra geral de que formas flexionadas não podem ser derivantes. Ou seja, se uma raiz recebe um sufixo derivacional e outro flexional, a raiz apoiara o derivacional e criará um radical que acrescente o flexional. Mas nos advérbios em-mente esse processo é adverso. Ainda, segundo a autora, proposições alternativas de que: formações em –mente seriam alomorfes em –a dos radicais derivantes; ou de que o sufixo não seria –amente, não são realmente viáveis.
A autora afirma que, formações em-mente tem uma distinção que se opõe as definições morfológicas antigas contrapondo a derivação e composição, na grau em que formações adverbiais em -mente são constituídas através da forma feminina do adjetivo apropriado, desta forma conformando uma condição que incomoda a regra