A econômia classica
ANA PAULA
A ECONOMIA CLÁSSICA
Goiânia 2012
A ECONOMIA CLÁSSICA
Trabalho apresentando à disciplina de IE – Introdução á Economia, como nota parcial de NT II, a professora Carla Vieira.
AGRADECIMENTOS
Agradeço este trabalho a Professora Carla Vieira que gentilmente cedeu um pouco de seus conhecimentos e de sua convivência diária para que conseguíssemos realizar esta pesquisa. Agradeço aos amigos que participaram direta e aos que participaram indiretamente para a conclusão deste trabalho.
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é investigar a importância do fator trabalho, concebido pelos clássicos como o único fator de produção, relativamente ao capital e a outros meios de produção, utilizado na produção da riqueza material, durante a época de domínio do pensamento clássico. O trabalho é considerado como fator criador de riqueza, através da análise da teoria do valor-trabalho, e na sua relação social com outras classes da sociedade. Como os proprietários e os capitalistas, caracterizando a relação de exploração. Na sua relação de classe, o trabalho gera riqueza que, segundo os clássicos, era apropriada por outras classes, através da exploração do trabalho, conceito introduzido por Ricardo e que, segundo Marx, gerava o conflito entre as classes que compunham a sociedade. .
SUMÁRIO
* A ECONOMIA CLÁSSICA * ADAM SMITH (1723-1790) * DAVID RICARDO (1772-1823) * JOHN STUART MILL (1806-1873) * JEAN BAPTISTE SAY (1768-1834) * THOMAS MALTHUS (1766-1834) * REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS