ciclo das rochas
Ciclo Litológico
Rochas Sedimentares, Magmáticas e Metamórficas
Contextos geológicos em que se podem originar os diferentes tipos de rochas
ROCHAS SEDIMENTARES
ROCHAS SEDIMENTARES
As rochas sedimentares ocupam uma posição modesta na constituição da crusta terrestre, pois representam apenas 5% do seu volume. No entanto, recobrem uma extensa superfície, ocupando mais de 75% da área dos continentes. Elas formam apenas um película superficial sobre as rochas magmáticas e metamórficas que constituem a maioria do volume rochoso crustal.
Rochas Sedimentares
Processos
sedimentares:
meteorização erosão transporte sedimentação Transformação dos sedimentos em rochas sedimentares
diagénese afundamento Aumento de pressão cimentação
Principais características das rochas sedimentares:
- Estratificação
- Presença de fósseis
Processos sedimentares:
Os sedimentos, precursores das rochas sedimentares, encontram-se na superfície terrestre resultantes de fenómenos de meteorização e erosão de rochas préexistentes assim como de restos orgânicos. São constituídos maioritariamente por areias, siltes, argilas e conchas de organismos. Estes primeiros, formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo posteriormente removidos pela erosão.
A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.
Com o continuar da sedimentação, os sedimentos dispostos nos estratos inferiores são compactados
(diminuição de volume) e cimentados
(precipitação de minerais novos em torno das partículas depositadas, colando-as). Ao conjunto de processos que transformam os sedimentos em rochas sedimentares consolidadas dá-se o nome de diagénese.
Qualquer tipo de rocha é produto do ambiente físico-químico em que foi