Genero L Rico
O Gênero lírico se define por sentimento, a sua expressão. O lirismo está em todos nós, por ser uma expressão de sentimentos. Todo ser humano tem sentimentos seja ele bom ou não.
O lirismo não é só um sentimento amoroso, emocionante, mas é qualquer tipo de sentimento independente de classificação. Este gênero é muito presente nos poemas. Ele passa sentimento, provoca atitudes, mexe com as pessoas.
O Lirismo é o estado da alma do autor, é uma expressão de algo que passa aos leitores. A presença do lirismo traz sentimentos sendo eles tristes, felizes, entusiasmados etc.
A origem do gênero lírico vem da expressão dos sentimentos humanos.
Para reconhecer um texto lírico é fácil. Se ele se define pela expressão sentimentos, qualquer ato, atitude, pensamento emocional, algo que venha da alma, uma expressão de amor ou ódio pode estar em texto lírico.
A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
Cultuado desde os tempos da Antiguidade, era representado pelo canto, forma pela qual as composições poéticas eram apresentadas, acompanhadas do som de uma lira – um instrumento musical de cordas mais popular daquela época. A musicalidade era concebida como fonte inspiradora e criativa de todo o sentimentalismo em ascendência.
Tais formas poéticas, umas muito antigas, outras mais modernas, caracterizavam-se por apresentar um determinado número de versos, representadas por uma forma e ritmo específicos, geralmente fixos. Como forma de representá-las, vejamos os exemplos mais comuns:
Soneto – De origem italiana, surgido no século XIII, é um poema composto por quatro estrofes, sendo as duas primeiras com quatro versos (quartetos) e as duas últimas com três (tercetos). Essa forma perpetuou-se por todos os estilos literários, atingindo a contemporaneidade.
Elegia – Originado na Grécia,