General Electric Estudo De Caso GE
Nome da empresa: General electric
País: EUA
Setor: Energia/transporte/finanças/saúde
Nome da Iniciativa: Painel consultivo de especialistas (desde 2007)
Nível de engagamento: Corporativo
Propósito: Consultivo / Assurance
Abordagem: Panel
Tipo de partes interessadas: Especialistas
A GE reuniu em pela primeira vez um painel consultivo de especialistas em 2007 para orientar e aprimorar o relatório de responsabilidade corporativa da empresa. O painel foi constituído para fazer uma revisão independente acerca do Relatório de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da GE e seu foco inicial foi elaborar uma minuta do relatório, assim como fazer comentários e observações sobre seu conteúdo. Em alguns momentos houve necessidade de mudanças e a GE, após avaliação, inseriu essas informações no processo de revisão para o ano seguinte.
Os 3 e 4 anos iniciais estiveram focados somente no relatório, mas as recomendações feitas ao longo desses anos frequentemente tiveram implicações na estratégia da GE. Nos últimos 2 anos o papel do painel evoluiu para além de seu mandato original ampliando-se a discussão para além do relatório de RSC, incluindo também a estratégia de RSC da GE, apoiando a empresa a identificar suas prioridades estratégicas e a atingir seus objetivos. O painel consultivo de especialistas é complementar a outros painéis existentes na GE, tais como os Conselhos Consultivos do Ecomagination ou do Healthymagination, os quais estão mais focados nas estratégias de marketing e relacionados a produtos.
O painel se reúne 2 a 3 vezes ao ano em reuniões presenciais. A frequência de contatos telefônicos e outros processos de engajamento ocorrem de 6 a 7 vezes por ano. A duração das reuniões presenciais varia de 1 a 2 dias.
Robert Corcoran, Vice Presidente de Cidadania Corporativa da GE e presidente do painel estabelece a