Administração por objetivo
Leandro Alves da Silva 111221-1
Paulo Eduardo Galdino Pereira 111230-9
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - APO
Mogi das Cruzes
2011
Cesar Yutaka Okura 111204-1
Leandro Alves da Silva 111221-1
Paulo Eduardo Galdino Pereira 111230-9
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - APO
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Administração Geral ministrada pela profa. Edda Wagner.
Mogi das Cruzes
2011
RESUMO
A administração por objetivo surgiu quando Peter F. Drucker publicou seu livro em 1954. Na Apo há uma participação entre gerentes e subordinados para determinarem um objetivo, que permite realizar e alcançar os melhores resultados possíveis a partir dos recursos disponíveis.
A característica da APO pode ser caracterizada pelo estabelecimento de objetivos e a sua hierarquia estando escalonados em Objetivos estratégicos, Objetivos táticos, Objetivos operacionais. Quando a apo é aplicada em uma empresa é preciso estabelecer um conjunto de objetivos entre a gerência e subordinados, estabelecer conjunto de objetivos para cada departamento ou posição, interligação dos objetivos departamentais, elaboração de planos táticos e operacionais, contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos, participação atuante do administrador.
A utilização da APO tem o seu lado positivo e os seus contras em que apresenta uma série de limitações ao lado das vantagens que proporciona. Uma empresa que utilizou a administração por objetivo foi a General Electric, que se tornou a empresa mais forte nos Estados Unidos e uma das mais valiosas do mundo em valor de mercado.
Palavras-chave: Administração, APO, Empresa.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS – APO 2 Origens da Administração por Objetivos 2 Características da APO 3 Hierarquia de objetivos 5 Estratégia Organizacional 7